VOCÊ SABE COMO CALCULAR A QUANTIDADE IDEAL DE BEBIDA PARA UMA FESTA?

Previna-se para que não falte nada aos convidados nesse dia tão importante

Festa é sinônimo de alegria e diversão e para que tudo saia perfeito, é importante que todos os itens estejam alinhados com a quantidade de convidados e com o estilo do evento. Mas como planejar a compra para não haver desperdício e nem falte nada? Quem nunca se viu nesse dilema com relação as bebidas que atire a primeira pedra. 

Segundo Alessandra Macario, da Empório Borges parceira do Lugar 166, não existe uma regra para determinar o consumo das bebidas, mas ao longo de muitos anos trabalhando neste segmento, é possível fazer um cálculo com base no perfil dos convidados, idade e tipo de confraternização. Além claro, do nosso feeling

A dica mais importante que dou é escolher produtos que agradem ao paladar da maioria e para não errar, opte por bebidas tradicionais como vinho, whisky, cerveja e espumante, as queridinhas de qualquer evento. As bebidas da moda, podem ajudar a compor o cardápio, mas não são obrigatórias.

E lembre-se que quanto mais variedade, maiores são as chances de desperdício. Claro que nem todos os convidados irão beber de tudo, alguns optarão apenas pela sua bebida predileta, outros, nem tocarão na parte alcoólica. Mas é bem comum que a maioria irá pelo menos, provar um pouquinho de tudo!

Geralmente trabalhamos com a seguinte média: uma garrafa de Espumante ou Prosecco para cada dois convidados; 18 garrafas de vinho tinto atendem tranquilamente até 100 pessoas e duas unidades (long neck) de cerveja para cada convidado.

Sempre reforço que o garçom é peça fundamental para que não haja desperdício, visto que ele deve ficar atento as mesas que estão consumindo mais e as que acabam deixando os copos de lado. Desta maneira, é preciso adequar o serviço ao estilo do evento e o perfil dos convidados e claro, nunca deixar faltar nada!

Para isso, a segunda e tão importante dica é: nãoesqueça de incluir alguns convidados a mais, por exemplo, o novo namorado a sua prima, o enteado da melhor amiga, entre outras pessoas que podem “aparecer” no dia do evento. Dessa maneira é possível traçar um parâmetro do que servir e chegar o mais próximo do consumo real, tanto em comidas como em bebidas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *