ASSESSORIA DE CASAMENTO: DEVO CONTRATAR?

Por Larissa Coelho, Gerente de eventos do Lugar 166

Quem nunca sonhou com o dia do seu próprio casamento, vislumbrando aquele momento mágico entre o beijo do sim e a troca de alianças? Com certeza, as mesmas mulheres que sonham com este dia, se quer imaginam a quantidade de detalhes que está por trás de um evento de sucesso. E que na verdade, esse nem o papel da noiva e sim, das assessoras de casamento.

As assessoras de casamento exercem o papel fundamental de desenvolver e construir cada detalhe do evento, mas antes de contratá-las, é importante saber que existem diferentes tipos de assessoria de casamento, como as que só prestam serviço no dia do evento ou as que acompanham tudo do começo ao fim. Vamos entender melhor qual o papel de cada uma:

ASSESSORIA COMPLETA

A assessoria completa é responsável por alinhar todas as ideias dos noivos e fazer com que elas aconteçam no dia do casamento. Uma assessora que se comprometer a prestar o serviço completo deverá antes de tudo fazer uma entrevista com os noivos para entender o que  querem e esperam do casamento, ela também deverá criar um cronograma e fazer com que esse cronograma seja cumprido. Realizar o planejamento de cerimonia, desde fazer a marcação de lugares na mesma como a entrega das lembrancinhas e estar em constante contato com fornecedores, até mesmo na hora de alinhar o horário de refeição de cada um e também acompanhar a montagem e desmontagem do evento. Essa profissional terá uma baita responsabilidade nas mãos.

ASSESSORIA PERSONALIZADA

Neste tipo de serviço ficará a cargo da assessora de casamento realizar uma reunião com os noivos para entender o perfil deles. Os noivos terão mais autonomia para definir quais os detalhes serão cuidados pessoalmente por eles e quais os detalhes ficará a cargo da profissional. Pode ser solicitado também a assessoria para o dia do evento.

ASSESSORIA DO DIA

Neste tipo de contrato, o papel da assessora é fazer com que o casamento seja perfeito e sem erros. Ela não terá participação nenhuma na escolha e contratação dos fornecedores, apenas os fiscalizará no dia do evento, fazendo-os cumprir com o contrato. Ela também será responsável por cuidar de todo o cerimonial e elaborar um cronograma para montagem e desmontagem da festa e cerimonial.

Mas antes de tomar a decisão de dizer sim ou não para este serviço, sempre oriento os noivos a fazerem algumas análises, entre elas, avaliar se o espaço onde será realizado o evento não oferece o acompanhamento de todos os detalhes (incluindo contato com os fornecedores e cronograma da festa).

Agora se você se planejou financeiramente e não abre mão de ter alguém orquestrando sua festa, antes de assinar o contrato, pesquise bastante sobre a história da empresa de assessoria, procure referências, opiniões de antigos clientes, entre no site e pergunte para amigas que já contrataram os serviços e não hesite em pedir indicações a profissionais que você confia. Avalie os preços e desconfie de quem oferece um serviço com valor muito inferior ao praticado pelo mercado. As vezes o barato pode acabar saindo bem caro! E não deixe de conferir cada palavra no contrato, como a necessidade da presença da assessora durante todo o evento.

É muito importante também saber se a assessora possui alguma formação na área, pois isso fará toda diferença no resultado de sua festa. É necessário se atentar a todos os detalhes na hora de contratar uma assessora pois ela será a responsável por um dos dias mais felizes de sua vida.

Afinal de contas, essa profissional pode ser considerada como um maestro de uma sinfonia, que se acabar aprovando uma nota errada, colocará toda a celebração em jogo.

O que você deve observar na hora de contratar uma assessora de casamentos:

  • Flexibilidade: Os noivos têm seus próprios gostos e é necessário que a assessora entenda e saiba lidar com isso de maneira assertiva. Contrate uma assessora que entenda o que você quer para o seu casamento.
  • Responsabilidade: Cumprir exatamente tudo o que está no contrato é fundamental.
  • Atenção aos detalhes: É papel da assessora perceber e resolver todos os problemas que forem aparecendo ao longo do evento.
  • Bom relacionamento interpessoal: É extremamente necessário que a assessora saiba lidar com pessoas, afinal, ela precisará estar em contato tanto com os noivos quanto com os fornecedores e convidados da festa.
  • Lidar com imprevistos: Imprevistos sempre acontecem, mesmo com um planejamento perfeito nunca estamos imunes de algum acontecimento inesperado, mas é importante que a assessora tenha sempre uma carta na manga e um plano B para tudo, dessa maneira será muito mais fácil de lidar com possíveis problemas.

Acima de tudo, a noiva precisa ter uma boa relação com a assessora, afinal, uma relação de confiança e parceria fará com que você se sinta mais à vontade e confortável para colocar a organização do seu casamento na mão de outra pessoa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *