VOCÊ SABIA QUE CADA RITUAL TEM UM PROPÓSITO?

Não existem regras ou imposições, mas os rituais estão cada vez mais frequentes nos casamentos.

O dia do casamento é um dos ápices da vida de um casal e apesar das características tradicionais que envolvem o evento, é possível deixa-lo ainda mais emocionante com a realização de rituais personalizados. Com isso, os noivos conseguem fortalecer os laços de amor tornando o evento único e cheio de simbolismo.

“Ficar mais próximo do parceiro, celebrar com amigos e familiares, falar sobre amor, emocionar ou simplesmente escolher algo que seja marcante, são alguns dos motivos que levam a realização dos rituais. Neste quesito não há regras, nem nada proibido. O importante é que o casal escolha algo que os represente, afinal, cada ritual passa uma mensagem diferente, basta escolher a que tem o seu estilo!” – resume Fernanda Lobo, cerimonialista e uma das parceiras do Lugar 166.

Se a intenção dos noivos é envolver todos os convidados com detalhes da história do casal, vale investir na cerimônia da narrativa. Para isso, a cerimonialista terá um papel fundamental para eternizar estes momentos em palavras. Alguns dias antes da cerimônia ela conversará com os noivos, melhores amigos e pais, a fim de reunir detalhes importantes, especiais, inusitados e divertidas do casal. Com isso, uma outra história deverá ser construída para o grande dia.

“Este ritual é inspirador. Afinal, é através dele que as pessoas conseguem enxergar a história do casal, por um outro ângulo. São descobertos hábitos, manias o jeitinho de cada um ver o mundo com qualidades e defeitos, traz um tom humano para o evento. Através de uma narrativa bem construída, os convidados se envolvem e se emocionam” – garante.

Mas, se a intenção é fortalecer os votos de união, a cerimônia da areia é fundamental para representar a união indissolúvel dos noivos. Embora não haja exatidão no surgimento desse ritual, todos concordam que ele serve como uma importante simbologia. Quando as areias são unidas, elas jamais poderão ser separadas homogeneamente, ou seja, sempre um levará algo do outro e que daquele dia em diante, os dois, se tornam um.

Esse ritual funciona da seguinte forma, os noivos possuem, cada um, um vaso ou copo com areia colorida. E durante o ritual, ambos derramam suas areias em um recipiente maior, para que aconteça a união entre elas, simbolizando a união e amor do casal. Durante todo o processo o cerimonialista acompanha o ritual com palavras de amor e ternura e explica o significado dessa linda junção para que os convidados possam compreender.

“Muitos casais optam por compartilhar esse momento com familiares e padrinhos. Com isso, eles também podem depositar a areia no frasco, tornando um símbolo de união dos noivos junto com as pessoas queridas, fazendo o casamento ser ainda mais especial e a união, eterna” – pontua.

Se a intenção está em trazer algo diferente, a cerimônia de velas, que também é conhecida como cerimônia da luz costuma entrar em cena. Para realizar esse ritual são usadas três velas: uma representando a família da noiva, outra a do noivo e a terceira será acessa para representar a nova família que será construída a partir dessa união. Primeiro, os pais dos noivos acendem, cada um, a vela de sua família e a entrega aos seus filhos. O casal então une as duas chamas e acende uma nova vela no altar. É neste momento que os dois se tornam um só.

“O fogo representa o espírito, a chama do amor, a paixão e a vida. Esse ritual também é muito utilizado em casamentos coletivos pois inclui, de forma física ou simbólica, a presença dos familiares no altar”.  

Para os casais mais místicos, a dica é incluir um ritual que seja ligado a energia da natureza, como a cerimônia das pedras que reúne amigos, familiares e muita energia positiva em prol dos noivos, além de resultar em um lindo objeto de decoração.

Durante o ritual, cada um coloca o seu melhor sentimento junto com a pedra em um pote que ficará sempre com os noivos.  Nesta cerimônia, os envolvidos são recepcionados no altar com uma pedra e o cerimonialista solicita que eles mentalizem todo o amor e bons sentimentos pelos noivos. Depois, colocam suas pedras em um recipiente e, junto com ela, sua mais forte qualidade e sentimento. Por último, os noivos depositam a sua pedra e o resultado é uma peça única que, além de decorativa estará sempre exposta pelos noivos, lembrando-os de todos os sentimentos e boas energias que foram colocados lá dentro, por todos aqueles que amam e desejam felicidades ao casamento.

“Existem vários outros rituais, alguns mais conhecidos outros menos, mas o que também anda acontecendo durante a celebração do casamento são ritos personalizados, onde os noivos se dedicam a desenvolver algo único que os representa verdadeiramente. E isso é ótimo, porque cria uma atmosfera envolvente no evento” – finaliza Fernanda Lobo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *